17 de jul. de 2013

Resenha - Jogos Vorazes

Resenha- Jogos vorazes

Oi pessoal, Márcia aqui! , hoje vou resenhar o primeiro e melhor livro de uma trilogia muito conhecida!
Jogos vorazes!

Titulo original: The Hunger games
Autora: Suzanne Collins
Número de páginas: 397
Editora : Rocco
Ano de Lançamento: 2010



Introdução: Bom, se você gosta do gênero YA, com certeza já deve ter lido ao menos um livro pós-apocaliptico.

A impressão que temos é que os livros futurísticos estejam tomando cada vez mais espaço nos best-sellers de hoje em dia e não era para menos, já que, a criatividade dos escritores de criar objetos e lugares inexistentes pelo menos até hoje em dia é impressionante! Jogos vorazes é um grande sucesso e recebeu elogios de formadores de opinião como Stephanie Meyer e Rick Riordan. A adaptação para cinema de "Em chamas" (segundo livro da trilogia) chega em Novembro no Brasil.

      Katniss Everdeer vive em um país chamado Panem. Não há especificação exata de ano, mas sabemos que Panem foi criada após a destruição da América do Norte, formando-se então 13 distritos além da capital. Cada distrito tem a sua "especialidade" de trabalho, e enquanto os distritos sofrem com suas privações e até passam fome nos distritos mais carentes, a capital vive é regada a luxo e festas badaladas às custas do trabalho árduo dos moradores dos distritos.

 Como se não bastasse o sofrimento dos moradores, após o distrito 13 se rebelar contra a capital, ele foi destruído e, para dar exemplos e lembrar as pessoas de que a capital tem poder absoluto, todo
ano um casal de jovens de cada um dos doze distritos é levado para uma arena para uma espécie de Reality show transmitida em toda a Panem no qual os competidores lutam até a morte e apenas um, dos 24 moradores dos distritos sobrevive.
        No cinema, Katniss é interpretada por Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson vive Peeta e Gale é interpretado por Liam Hemsworth. Para minha surpresa a adaptação não deixou nada a desejar e foi bem fiel ao livro.


    Katniss Everdeer é uma garota de 16 anos moradora do distrito mais pobre de toda a panem, o distrito 12. Vive com Prim, sua irmãzinha e com a  mãe na qual julga e despreza diversas vezes no livro, pois, após a morte do pai em um acidente na mina em que ele trabalhava, a mãe de Katniss entrou em uma espécie de depressão profunda e Katniss é a responsável pela casa desde então.
      Para se sustentar e levar comida para casa, Katniss ignora as regras e passa por baixo da cerca elétrica que raramente é elétrica  da cidade para ir caçar na floresta. Certo dia enquanto estava caçando conhece Gale, e, na hora que foram se apresentar, Katniss falou tão baixo seu nome que Gale entendeu que ela se chamara Catnip, e esse acabou virando seu apelido desde então.

 Chega o dia da colheita (dia em que o casal de cada distrito é sorteado) Katniss e Gale estão muito preocupados, pois, para sustentar suas famílias, pegam comida e grãos em troca de colocar mais algumas vezes o nome deles no globo do sorteio. Além disso, os nomes são cumulativos, ou seja, na primeira colheita, aos 12 anos, o nome vai estar apenas uma vez, e na última, aos 18, irá repetir-se 7 vezes.

       Effie Trinker, moradora da capital, faz o sorteio, e não, Katniss não foi sorteada como todos pensavam, Prim, sua irmã, foi sorteada. Isso mesmo, com apenas 1 vez seu nome no globo, ela foi sorteada. É então que Katniss se voluntaria I VOLUNTEER, I VOLUNTEER AS TRIBUTE para ir no lugar de Prim, e, o menino que vai com ela, é o lindo maravilhoso perfeito Peeta Mellark.

     Quem os treina é o último ganhador de cada distrito, e a muito tempo o distrito 12 não ganhava uma edição de Jogos vorazes, e quem os treina é Haimitch, um homem de meia idade que passa a maior parte dos seus dias bêbado. Porém Haimitch conquistou os leitores pois apesar das más espectativas, ele foi de grande ajuda para Peeta e Katniss.  Katniss também conhece Rui na arena, uma menina de apenas 12 anos, na qual se apega muito pois a faz lembrar de Prim, porém, infelizmente,o momento mais triste do livro, Rui é morta e Katniss, como forma de homenagem, coloca flores em seu corpo, porém a capital coloca panos quentes na situação já que esse foi considerado um ato de rebeldia de Katniss.

          Os planos de Katniss eram de não se apegar a Peeta pois, segundo as regras, teria de matá-lo, porém, em certa parte dos jogos, é anunciado que se restassem dois jogadores do mesmo distrito ambos poderiam sair vivos da arena.
                Para ganhar patrocinadores então, Peeta e Katniss simulam um romance na arena, eu fiquei
Da direita para a esquerda, Gale, Katniss, Peeta e Rui,
além dos outros tributos.

louca para os jogos acabarem pois eu nunca sabia se aquilo era realmente um romance ou apenas um fingimento para ganhar patrocinadores, aliás, nenhum dos dois sabia realmente se aquilo era fingimento ou não. Eu sinceramente acho que o primeiro beijo deles deveria ter sido no telhado em que eles conversaram por horas, logo antes dos jogos. Eu acho que seria muito mais sincero e eu acabaria acreditando mais nesse casal e além do mais, aquilo complicaria ainda mais a cabeça de Katniss. Vale lembrar que enquanto tudo isso acontece na arena, Gale, que gosta de Katniss, assiste a tudo pela tv. Aliás, isso é o que se passa na cabeça de Katniss, já que o livro é narrado em primeira pessoa.

       Então, quando finalmente sobra-se apenas Peeta e Katniss na arena, a capital faz outro comunicado e dá uma de "João sem braço" dizendo que, foi um engano e consuntando bem o regulamento só um jogador poderia ganhar. É ai que Peeta e Katniss fazem sua representação de Romeu e Julieta e ameaçam se matar
com as amoras-cadeado (amoras com veneno) e então a capital volta atrás outra vez e os declara vencedores dos jogos vorazes!
         Pra mim, sem sombra de duvida, é o melhor livro da trilogia e é realmente uma ideia muito original da Suzzane Collins que merece o sucesso que tem! Porém, como uma boa trilogia distópica infelizmente (acho que já deu pra perceber que eu shippo Peeta e Katniss, certo?!) Peeta e Katniss não vivem felizes para sempre, pelo menos, não nesse livro!

Márcia

2 comentários:

  1. Adorei a resenha, esse livro é perfeito, não gostei de Em Chamas e de A Esperança mas Jogos Vorazes não me decepcionou em momento algum :)

    ResponderExcluir
  2. já leu todos os livros da trilogia? Eu sou simplesmente apaixonada pelo Mockingjay (ultimo), mas esse não deixa a desejar. Adorei (:
    bjs

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada por visitar e comentar aqui no blog :)
Se quiser, deixe o link do seu blog para que eu possa visitá-lo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...