22 de jul. de 2013

Resenha - Feios

 Márcia aqui pessoal, e hoje vou fazer uma resenha de um livro que eu não esperava muito, mas que me surpreendeu. Feios, do Scott Westerfeld.

   
         Título original: Uglies
         Número de páginas: 415
         Autor: Scott Westerfeld
         Editora: Galera
                                                   

 Introdução: Bom, mais um livro futurístico, Feios conta a história de Tally Youngblood, uma garota de 15 anos no início do livro. Ela mora em uma Vila chamada Vila Feia (sim, os Feios moram em Vila Feia, muito original), onde todos os jovens de 12 a 16 anos moram até tornarem-se PERFEITOS. Acontece que, aos 16 anos todo o jovem passa por uma cirurgia plástica que os deixa perfeitos esteticamente, mexe em suas estruturas ósseas e troca sua pele. Após isso, os jovens vão morar em Nova Perfeição e tem uma vida regada a luxo, festas badaladas e muita bebida.O que mais uma pessoa poderia querer? Bem, a série taxada como distopia, já podemos perceber que tem algo errado por trás do governo que controla tudo isso.



 A capa dos livros no Brasil não é nada emocionante.Ao contrário, vi capas muito mais criativas, e convenhamos que, pelo nome da série, abre-se um leque de possibilidades de capas muito mais convidativas. Em minha opinião, acertaram em cheio no título do primeiro livro, porém, o título do livro
seguinte, PERFEITOS é um spoiler tremendo e desnecessário. Mas, vamos logo ao que interessa, o conteúdo do livro.

 O amigo de Tally, Peris, já fez 16 anos e agora mora em Nova Perfeição. Tally, 3 meses mais nova, ainda tem de aguardar por sua tão sonhada cirurgia. Porém, conhece Shay, que torna-se sua amiga muito rapidamente, e melhor, ambas fazem aniversário no mesmo dia, ou seja, não terão de se separar. Mas, alguns dias antes da cirurgia de Shay, ela resolve fugir e ir morar na FUMAÇA, local improvisado criado por Feios que, por alguma razão não querem ser perfeitos e vivem no meio da natureza, derrubando árvores como os enferrujados.


   Os enferrujados que na verdade somos nós, nos tempos de hoje são pessoas que viveram 300 anos antes da época de Tally, e, eles referem-se a esse tipo de pessoas até com um certo desdém. Como eles eram capazes de cortar árvores? como eram capazes de jogar lixo nos rios? Por que se matavam em guerras territoriais? Além disso, explica-se que, a cirurgia foi criada para que não hajam preconceitos e desigualdade entre as pessoas, já que, "antigamente" as pessoas eram discriminadas e sofriam por suas aparências. Até ai tudo certo, porém, qual o intuito de fugir da cirurgia e ir morar na natureza? a natureza que tanto lutaram para salvar e agora lutam para deixá-la em paz?!


   Bom, Shay foge para a floresta, porém Tally não quer ir, e fica. Shay, ainda esperançosa lhe da um bilhete indicando onde é a fumaça. Eis que chega o tão sonhado dia de sua cirurgia, porém, há um imprevisto, e Tally é levada para a Divisão das circunstâncias especiais locam em que, alguns feios e perfeitos nem acreditavam que existia. Então Tally conhece Dra. Cable, que lhe da um intimato: Ou vai buscar Shay na floresta, e entrega onde é a fumaça, ou fica feia para sempre.

        No momento em que ela chegou lá, ela devia ter acionado o botão que chamaria as circunstâncias especiais. Porém, ela resolve passar uns dias lá. comoassim? eu fiquei indignada com aquilo, ela simplesmente resolve se tornar mais próxima daquelas pessoas, mesmo tendo certeza que vai traí-los? Porém, Tally conhece David, por quem se apaixona. Tally desiste de dar o alerta a Dra. Cable e sua equipe, e queima o pingente que continha o botão. Porém, a destruição do pingente acionou as circunstâncias especiais, que chegaram lá e destruiram a fumaça.


Após isso, os moradores da fumaça são capturados, mas Tally e David conseguem fugir e, então, vão até a cidade e resgatam Maddy (mãe de David), Shay e Croy. Tally sente-se culpada por tudo o que fez, mesmo sem querer. O que há de tão errado com a cirurgia? bom, as cirurgias na verdade não mexem só na sua aparência, mas no seu cérebro. Fazem você enxergar o mundo de uma forma diferente, avoada, embaçada. A mãe de David está criando uma pílula para reverter esse processo, porém Shay, que acabou virando perfeita -involuntariamente- não quer tomar, já que seus conceitos agora depois da cirurgia são outros. A mãe de David se recusa a dar as pílulas para Shay contra sua vontade, já que elas nunca foram testadas. Tally então se oferece, para, virar perfeita, e depois tomar as pílulas mesmo que após a cirurgia não queria mais. Tally então faz uma carta pra si mesma, explicando toda a situação para ler quando for perfeita, e o livro termina com Tally anunciando a um guarda que deseja ser perfeita.

Opinião:
        Como eu disse, graças ao título indiscreto dos livros, o livro seguinte é um tremendo spoiler, já que pelo nome, fica-se claro que Tally não vai viver para sempre na fumaça. Porém, é recomendadíssimo os outros livros da série, PERFEITOS, ESPECIAIS e EXTRAS ( Extras na verdade é a história de uma outra pessoa, mas que se mistura com a história de Tally). As cenas de ação são ótimas, a escrita é do autor é realmente muito boa, e o livro é narrado em terceira pessoa. Adorei as partes de ação do livro de Tally em sua prancha, é uma idéia realmente muito original e merece sucesso. Além disso, aposto que quando terminar de ler o livro, vai mudar seus conceitos sobre beleza!

Há boatos de que vai se lançar um filme sobre feios esse ano, porém não tenham muitas esperanças, pois desde 2010 há boatos sobre isso e ainda não há confirmação de nenhum site confiável.


Dica: A coleção com os 4 livros da série está disponível no Submarino por R$79,00. Eu comprei essa coleção do Submarino e super recomendo, as folhas são amareladas e de boa qualidade. Clique AQUI para comprar :)

Não esqueçam de deixar suas opiniões nos comentários e seguir o blog!

Márcia

2 comentários:

  1. Olá.
    Nossa, vi uma promoção dessa série e não comprei porquê não sabia se era bom. Mas é ótimo. Vou comprar assim que puder :)

    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já vi milhares de opiniões sobre essa série, e admito que nunca tive muito interesse nela. Mas ta na listinha de leitura a bastante tempo. rsrs Quem sabe um dia não tomo coragem e compro! :) Parabéns pela resenha e pelo blog.

    Abraços.
    noprologo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada por visitar e comentar aqui no blog :)
Se quiser, deixe o link do seu blog para que eu possa visitá-lo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...