19 de jul. de 2013

Resenha - O ladrão de Raios

Oi pessoal, Márcia aqui!
Hoje resolvi fazer uma resenha de outro livro muito conhecido e elogiado: O ladrão de Raios (Série Percy Jackson e os Olimpianos).
Título original: The Lightning Tief
Autor: Rick Riordan
Número de Páginas: 400
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: 2005
INTRODUÇÃO: Perseu ou Percy, como todos ochamam, é um garoto de 12 anos que está sempre se metendo em confusão. Percy tem dislexia e transtorno de déficit de atenção, por isso estuda em escolas "especiais", e vive mudando de escola em escola pois não consegue ficar mais de um ano em uma escola sem ser expulso. Percy sempre se mete em confusões, porém muitas vezes as pessoas não acreditam nele, e até o próprio tem dúvidas se aquilo realmente aconteceu. Com o decorrer da trama, Percy se descobre um Semideus (Na mitologia grega ou romana, semideuses são filhos de deuses com humanos), e já recebe uma missão precoce: Tem de descobrir com quem está o raio de Zeus, que foi roubado, antes que se inicie uma briga entre os deuses que poderia causar sérias destruições no planeta.





               Bom, o livro começa com Percy Jackson num passeio de escola, quando de repente o próprio é atacado por uma Fúria, (ser da mitologia grega) que estava disfarçada de professora em sua escola. Percy consegue matá-la com Anaklumus, a sua espada que se transforma em caneta, que foi entregada a ele por seu professor de latim, sr. Brunner.

Rick Riordan, autor da série,vestido
com a camiseta do acampamento para
semideuses citado no livro.
         Percy vai para casa e tem de aguentar seu padrasto nojento e asqueroso, Gabe. Porém, sua mãe resolve fazer uma viagem de férias com Percy. Tudo estava bem até que, em uma tempestade, Groover aparece aos gritos onde Percy estava hospedado com sua mãe, para levá-los para o acampamento Meio-Sangue, lugar mais seguro. Groover nesse momento revela-se um sátiro (outro ser da mitologia grega, uma espécie de Centauro, mas em vez de ser metade cavalo, metade humano, ele é metade bode, metade humano). Os três entram no carro e saem desesperados para chegar em segurança ao acampamento, porém Sally (mãe de Percy) acaba capotando o carro e, ao sair do mesmo, eles são atacados por um minotauro, que aparentemente mata sua mãe porém, após muito esforço, Percy consegue matar o minotauro.


           Ao chegar ao acampamento meio-sangue, no qual descobre um pouco mais sobre sua história e acaba descobrindo que é filho de Poseidon, um dos "três grandes" deuses citados no livro, no qual fizeram um acordo de não terem filhos com humanos, porém Zeus e Poseidon destrataram o acordo. Ao contrário dos outros deuses que tem diversos filhos, Percy era o único de um dos grandes que estava vivo.


 Percy é acusado de roubar o raio de Zeus, e tem 10 dias para recuperá-lo e entregar ao dono,então, ouve o oráculo, uma espécie de charada, que diz:
"Você irá para o oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleal.
Você irá encontrar o que foi roubado, e o verá devolvido em segurança.
Você será traído por aquele que o chama de amigo.
E, no fim, irá fracassar em salvar aquilo que mais importa."  
(página 149).
Então, para impedir uma guerra entre os deuses e salvar sua mãe, (que foi levada para as profundezas do mundo inferior como uma espécie de refém), Percy vai em sua jornada juntamente a Annabeth, uma amiga que fez no acampamento, e Groover.

No fim, Percy descobre que foi traído por Luke, seu amigo que fez no acampamento, e que Ares ( o deus da guerra) junto a Luke, roubou o raio para Cronos, que estava tentando subir do Tártaro ( mundo inferior). Hades devolve sua mãe como um acerto de contas por ter recuperado seu elmo que estava perdido, e Percy volta para casa para passar o resto do ano lá, e só retornar ao acampamento no verão.




OPINIÃO PESSOAL:

A introdução do livro é maravilhosa, e Rick Riordan me fez duvidar por alguns minutos se aquilo era realmente ficção, haha. Bom, no início do livro eu fiquei meio perdida e meio desanimada a ler, talvez por que estava lendo ao mesmo tempo Harry Potter e a Pedra Filosofal (clique Aqui para ver a resenha) na qual a leitura é um pouco mais leve. O livro te ajuda a entender e conhecer a mitologia grega, porém, em algumas partes em minha opinião faltou a explicação de alguns termos e histórias citadas, o autor usava frequentemente "O resto da história você já sabe" eu pensava, como assim? eu não sei! haha. Mas entendo o lado do autor, até por que se fosse explicar as histórias o livro perderia um pouco o foco no rumo principal da trama.Em minha opinião o livro ficou bem mais interessante depois que Percy saiu para buscar o raio de Zeus, e minha parte preferida é a que o trio, Percy, Annabeth e Groover entram no parque de diversões maluco, sinceramente eu me senti no próprio parque me divertindo nos brinquedos e lamentei terem saído de lá tão rápido (Porém, agora sabemos que se ele tivesse ficado lá meia hora a mais que seja, provavelmente teria fracassado em sua missão, já que o tempo lá passa absurdamente mais rápido).



Como não é novidade, a adaptação para o cinema deixou muito a desejar e decepcionou muitos fãs do livro, pois o filme não é fiel ao livro e além do mais, Percy tem 17 anos no filme, e já no livro, tem apenas 12. A explicação da produtora foi que, para retratar um romance entre Percy e Annabeth, os personagens adolescentes seriam mais apropriados. Porém, em minha opinião, uma criança seria muito mais interessante, em Harry Potter por exemplo, a série conquistou fãs tanto dos livros quanto dos filmes, já que as pessoas cresceram junto com o bruxinho.
   Com a aproximação do fim de Harry Potter, já que O ladrão de raios estreou em 2010 nos cinemas, Percy Jackson tornou-se a nova promessa dos cinemas, porém, aparentemente pelo que vimos até hoje a adaptação foi  um fracasso. Não que o filme seja ruim, é um filme normal de ficção, porém não parece o tipo de filme que atrai milhões de fãs, devido a infidelidade do filme ao livro citada acima. Porém, ainda é precoce falar da decepção em relação a saga, já que O mar de monstros, segundo filme da série estreia em breve, dia 16 de Agosto de 2013 nos cinemas. Aguardem a resenha!

Um comentário:

Olá! Obrigada por visitar e comentar aqui no blog :)
Se quiser, deixe o link do seu blog para que eu possa visitá-lo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...