24 de set. de 2013

Capítulos: Longos ou Curtos?

      Em minha opinião, a quantidade de capítulos de um livro influência bastante no ritmo do leitor. A saga "Feios", por exemplo, tem capítulos extremamente curtos, de duas ou três páginas. Já o livro Cidade dos Ossos tem capítulos mais longos, fiz uma contagem rápida e me deparei com algo em torno de 30 páginas por capítulo. Eu particularmente não tenho uma preferência, porém, vejo prós e contras em cada formato.




Curtos: Quando o livro tem muitos capítulos, evita-se que se demore muito em determinadas situações que poderiam deixar o leitor entediado. Porém deve-se tomar cuidado para que o autor não dê um certo spoiler nos títulos dos capítulos (caso haja título, o que não é o caso das sagas Jogos Vorazes e Divergente por exemplo) o que faz com que quem lê não sinta-se surpreso em alguma ação, já que o fato foi adiantado no título. Porém, esse quesito pode ser levado a favor do autor, fazendo com que o leitor tenha curiosidade pelas páginas seguintes.

Longos: Em minha opinião, a leitura flui melhor em capítulos longos. Deve-se apenas tomar cuidado com o revés citado acima, em relação a se demorar em certos assuntos. Também é uma boa forma de prender o leitor, principalmente os que insistem em só parar de ler em fins de capítulos, e se houver revelações nesse final, provavelmente a leitura desse indivídio se levará por um bom tempo.

Essa é uma escolha pessoal dos autores que penso eu que deve ser tomada com bastante cuidado, visando o gênero e o rítmo do livro.

E vocês, preferem capítulos curtos ou longos? Deixe suas opiniões nos comentários!

Márcia

6 comentários:

  1. Eu prefiro curtos D: Detesto capitulos grandes. Ta ai, um grande ponto negativo q eu vejo na sério Instrumentos Mortais. Pra mim, podem ser 1000 capítulos, portanto que cada um não tenha mais que 3 ou 4 folhas, assim fica uma leitura mais maleável, e muito mais leve.

    ResponderExcluir
  2. Para mim tudo depende do livro, se estiver chatinho, capítulos curtos são bons porque ajudam a parar. Mas se for aquele cheio de ação, muito bom, vários capítulos curtos podem ser irritantes. Exemplo disso é o livro 5º Cavaleiro, é ótimo mas tem umas paradas muito estressantes que atrapalham muito na leitura.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hey, tudo bem?
    Pra mim depende do livro. Assim, As Crônicas de Gelo e Fofo por exemplo tem capítulos longos, mas que não prejudicam em nada na leitura! Na verdade é até melhor! Mas há outros casos em que capítulos grandes atrapalham, igualmente os curtos! Tudo depende do livro, do gênero e do autor! haha! Amei o post.
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de capítulo médios! Já li livros com capítulos gigantes e entediantes. Outros menores e bobos! Isso varia, mas pequeno demais ou longo demais é terrível!

    http://escritordanoite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Márcia, eu gosto de capítulos longos se for relacionado a fantasia, porque geralmente tem um episodio que se fecha naquele capitulo. Em outros assuntos os curtos me agradam muito. Acho que os titulos devem sempre fazer com que o leitor fique com aquele gostinho de mistério e quando terminar o capitulo fale:"Entende o que o titulo tem haver com a historia!" e fique empolgado para ler mais.

    www.leituranodedo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nem oito, nem oitenta. Deve-se ter equilíbrio. Estou lendo John Updike, Casais Trocados e o primeiro capítulo tem 84 páginas. O livro é excelente, mas como só paro de ler no fim de capítulos, fica um tanto cansativo.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada por visitar e comentar aqui no blog :)
Se quiser, deixe o link do seu blog para que eu possa visitá-lo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...