1 de out. de 2013

Resenha - A Culpa é das Estrelas


"Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais" - Markus Zusak

Eu acho que não teria definição melhor pra esse livro. Gargalhei e me emocionei com a história de Hazel e Gus. Eu, quando li a sinopse imaginei um livro totalmente melancólico, cheio de lamentações, o que não aconteceu.

Introdução: O livro conta a história de Hazel Grace, uma garota de 16 anos com um câncer terminal. Em seu grupo de apoio, Hazel se apaixona por Augustus Waters e juntos, eles acabam descobrindo que alguns infinitos são maiores que os outros.




Opinião
contém spoiler.
Hazel e Augustus têm aquele tipo de humor sarcástico, afiado, e não perdem uma oportunidade de disparar seu humor negro (E então você pensa: "Eu não deveria estar rindo disso", mas não consegue parar).

"Eu montaria naquele pônei perneta e daria uma volta inteira no curral" (Kaitlyn em relação ao Augustus) Eu rio sozinha até hoje quando lembro dessa frase.

Pra mim, o livro teria um fim óbvio: Hazel morreria, mas Augustus continuaria vivo. Eu adoro quando um livro me surpreende das minhas expectativas pro final, mas acredito que John Green queria acabar com as lágrimas dos leitores.
E algumas das frases mais dolorosas eram as frases de Hazel nos finais de capítulos, como "Essa foi a última vez que tirei uma foto dele" ou "Essa foi a última vez que senti o cheiro dele".  Essas frases causavam não só tristeza, mas uma angústia muito forte.

Confesso que no final do livro comecei a "economizar" lendo aos poucos, com medo de acabar, confirmando o final da frase da capa.

John Green faz questão de deixar claríssimo aos leitores que a história é uma ficção, mas seria ótimo se houvessem instituições de caridade como a dos Gênios. Quem sabe um dia esse país ainda chega lá? Além do mais, no final eu comecei a ficar triste de verdade com o livro e repetia pra mim mesma "isso é ficção, isso é ficção".

Eu já tinha visto algumas fotos do Gus como o Joshua Anthony Brand, mas como O mundo não é uma fábrica de realização de desejos quem o interpretará será o Ansel Elgort (que também interpretará Caleb em Divergente.) e quem interpretara Hazel será Shailene Woodley, (a mesma atriz que interpretará Tris, em Divergente) que confusão, não é?

John Green acaba dando um quê de "Uma aflição imperial" ao livro, já que no fim, não cita quando Hazel morre ou coisas do tipo.

É isso pessoal, e vocês, gostaram do livro? Deixem suas opiniões nos comentários.

Márcia

5 comentários:

  1. Anw, esse livro é lindo né? Eu adoro ele!
    Conhece meu blog, é sobre livros, customizações entre outras coisas, dá uma olhadinha? Se puder segue?

    ResponderExcluir
  2. Livro muito bom, John Green é demais!!

    Te indicamos para uma tag, aqui http://www.clubedas6.com.br/2013/10/tag-campanha-de-incentivo-leitura.html

    Beijos
    Débora - Clube das 6

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu já li "A Culpa é das Estrelas" e simplesmente adorei! Hazel e Gus eram perfeitos um para o outro, e o final me emocionou bastante. E sim, a frase inicial é realmente verdade: Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais! :') Não sei se fico ou não ansiosa pro filme, já que filmes "inspirados" em livros me decepcionam bastante (na maioria das vezes), porque, pra mim, perde toda aquele essência presente no próprio livro, mas enfim. haha

    Vim aqui no seu blog por meio do seu comentário no meu Skoob! E sim, eu tenho um blog também! hehe Estou seguindo aqui, viu? Amo blogs sobre livros <3 E o último post no meu blog foi sobre livro também! Vai conferir? ;)

    Beijos :*
    minhagrandedistracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olha ri muito com o livro (e quando vc me lembrou daquela frase que me fez voltar rir aqui, e acabou me lembrando de outras, e enfim). Mas do que diz na capa só concordo com isso "Você ri". O resto não. Gostei da história mas não emocionou, e apesar de ter gostado, não senti que precisava de mais.

    Té mais..

    ResponderExcluir
  5. Awn :3 Fofura não descreve este livro. Ele causa emoções das mais variadas

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada por visitar e comentar aqui no blog :)
Se quiser, deixe o link do seu blog para que eu possa visitá-lo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...